Yuri Gagarin se torna o primeiro o homem a ir ao espaço e completar a orbita terrestre.

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin de 27 anos de idade se tornou o primeiro humano a ir ao espaço e completar a órbita terrestre.

Ao todo, Gagarin permaneceu por 108 minutos no espaço, em órbita da Terra, a uma altura de 315 quilômetros e velocidade aproximada de 28 mil quilômetros por hora. Ao ver a Terra do espaço, ele externou sua famosa Frase: "A Terra é azul!" E Completou: "Como é maravilhosa. Ela é Incrível!"

No calor da corrida espacial, em plena guerra fria, Yuri Alexeievitch Gagarin ganhou seu lugar na missão em 1960, depois de um rigoroso programa de seleção com testes físicos e psicológicos. Gagarin acabou sendo o selecionado entre os vinte pilotos selecionados devido seu tipo físico. Ele pesava 69 quilos e tinha 1,57 de altura, o ideal para a pequena cabine na cápsula onde o cosmonauta viajaria.

No dia 12 de abril de 1961, dia do histórico feito, Gagarin disse, pouco antes de embarcar na missão: "Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: Em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizer-lhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!"

A nave Vostok 1 partiu do Cosmódromo de Baikonur, também chamado de Tyuratam, que é a primeira e maior base de lançamentos de foguetes do mundo e está em operação desde a década de 1950. A base está localizada no Cazaquistão - ex URSS.

Gagarin não precisou operar nenhum instrumento durante o voo, que foi totalmente automatizado. O contratempo da viagem ocorreu durante a reentrada. O módulo de equipamentos da nave não se separou da cápsula e provocou uma situação de emergência (fato que também ocorreria com a Vostok 2 - agosto de 1961 - com o cosmonauta Titov a bordo), já que a segurança do pouso da capsula não estava garantida. Ao adentrar a atmosfera mais densa, Gagarin ejetou-se da nave aos 7 mil metros de altitude e pousou usando seu próprio paraquedas.

A nave, projetada pelo famoso cientista russo Sergei Korolev, tinha capacidade para apenas um tripulante. Tinha 5 metros de comprimento e pesava pouco menos de duas toneladas e meia.

Apenas três semanas depois, em 5 de maio, os americanos enviaram o astronauta Alan Shepard como primeiro americano ao espaço num voo balístico e que durou apenas 15 minutos.

Depois de deixar o programa espacial, Yuri Gagarin se tornou piloto de testes. Num emblemático episódio de alcidente aéreo, Gagarin e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram. Gagarin e Seryogin foram enterrados com as honrarias do Kremlin.

Comentários