Vendida a primeira dose de Coca-Cola

No dia 8 de Maio de 1886 uma dose da Coca-Cola foi vendida pela primeira vez.

A primeira venda ocorreu em Atlanta, capital da Georgia nos Estados Unidos, em uma pequena farmácia - sim, uma farmácia. A primeira dose foi vendida numa farmácia devido ao fato de ter sido inventada pelo farmacêutico John Pemberton (1831 - 1888), originalmente para ser um remédio para dor de estômago.

A Coca-Cola possui este nome devido conter em sua fórmula original; folhas de coca e noz-de-cola, além de álcool.

Um dos objetivos da fórmula original da Coca-Cola era, além de ser remédio para dor de estômago, oferecer refrescância. A bebida começou a ser comercializada numa época em que as bebidas alcoólicas estavam em baixa nos Estados Unidos, inclusive vindo a ser proibida naquele país. A Coca-Cola era uma opção de comércio legal de bebidas e se tornou um sucesso.

Após meses testando diferentes fórmulas, Pemberton finalmente vendeu sua primeira Coca-Cola na Jacob´s Pharmacy em Atlanta. O produto se tratava de um xarope misturado a água carbonada na hora em que servido. A bebida só começaria a ser engarrafada a partir de 1899.

Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo. Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto de 1888, dois anos após ter inventado a bebida. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler, que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares. Candler foi o responsável por tornar a marca conhecida.

A Coca-Cola se tornou um dos maiores símbolos americanos e sua sede - a "The Coca-Cola Company” - permanece em Atlanta, cidade onde a bebida foi vendida pela primeira vez, até hoje.

Comentários