"Star Wars - Uma Nova Esperança" Estréia nos cinemas americanos.

Em 25 de maio de 1977, estreou nos cinemas americanos o primeiro filme da franquia, fenômeno mundial - "Star Wars - Uma Nova Esperança".

O filme, escrito e dirigido por George Lucas, apresentava Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Cushing, Alec Guinness entre outros em seu elenco. Se trata da história de um jovem rapaz, Luke Skywalker, que deixa abandona sua pacata vida num planeta inóspito para se juntar a um aliança rebelde contra o poderoso "Império", que assombra a galáxia e a domina com mãos de ferro.

Luke, descobre ser um poderoso "cavaleiro Jedi", e tem como mestre o lendário "Ben", ou Obi-Wan Kenobi. Junto com a Princesa Leia Organa e com a ajuda do mercenário Han Solo, Luke planeja destruir a arma mais poderosa que já existiu e que tem o poder de destruir planetas inteiros, a temível "Estrela da Morte". Para isso terão que enfrentar o poderoso Darth Vader (interpretado por David Prowse e com a voz de James Earl Jones).

Luke, Leia e Vader contam com o poder da "Força". A "Força" dá habilidades especiais a indivíduos designados pela mesma, mas que pode atrair para o lado sombrio os indivíduos cujas inclinações do coração forem ruins.

A aliança conta ainda com os simpáticos personagens robôs C-3PO e R2-D2, além do "wookie"
Chewbacca.

Com um orçamento estimado em 11 milhões de dólares, o "Episódio IV", assim como também é conhecido, arrecadou aproximados 36 milhões na primeira semana de exibição apenas nos Estados Unidos. No total, o filme arrecadou mais de 460 milhões de dólares.

Os episódios seguintes; V e VI vieram em 1980 e 1983 respectivamente e completam a chamada trilogia clássica. Os episódios I, II e III vieram apenas em 200, 2002 e 2005. Apenas em 2015 veio o episódio VII, o chamado "O despertar da força". Isso depois que a franquia foi comprada pela Disney da "Lucas Film" por mais de 4 bilhões de dólares.

O episódio VIII - "Os últimos Jedi" - está anunciado para estrear dia 15 de dezembro de 2017. A Disney ainda lançará o episódio IX para encerrar a trilogia nova, as datas e título ainda não foram definidos.

Comentários