Saddam Hussein vai a julgamento

Você sabe o que aconteceu hoje, só que há 10 anos?

No dia 19 de outubro de 2005 o ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, foi levado a julgamento em Bagdá por crimes contra á humanidade.

Saddam foi acusado de suprimir vários movimentos, especialmente movimentos xiitas e curdos que pretendiam derrubar o governo ou ganhar independência. Saddam manteve o poder durante a Guerra Irã-Iraque de 1980 a 1988. Em 1990, ele invadiu e saqueou o Kuwait. Uma coalizão internacional interveio para libertar o Kuwait na Guerra do Golfo de 1991, mas não pôs fim a ditadura de Saddam. Enquanto alguns o veneravam pela sua postura agressiva contra Israel, incluindo o ataque com mísseis em alvos israelenses, ele foi amplamente condenado pela brutalidade de sua ditadura.

Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático. Após sua captura em 13 de dezembro de 2003,o julgamento de Saddam ocorreu sob o governo interino iraquiano. Em 5 de novembro de 2006, ele foi condenado por acusações relacionadas ao assassinato de 148 xiitas iraquianos em 1982.

Comentários