5 pontes mais conhecidas do Brasil

O Brasil tem grandes e lindas pontes, já citamos no blog o Viaduto do Chá, que foi inaugurado em 06 de novembro 1892.


Outra ponte famosa é a do Rio-Niterói. A Ponte Presidente Costa e Silva, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói. Foi inaugurada em 4 de março de 1974 e se estende por 13.290 metros de comprimento e chega a 72 metros de altura.
Ponte Rio - Niterói

Há também a Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002.
Ponte JK em Brasília

Outra ponte em São Paulo é a ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada). É uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. Foi naugurada em 10 maio de 2008 e tem 1600 metros de comprimento e chega à altura de 138 metros.
Ponte Estaiada em São Paulo

Representando a região norte a ponte Rio Negro é uma ponte estaiada da rodovia AM-070, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, no estado do Amazonas. Foi inaugurada em 24 de outubro de 2011. Seu maior vão livre possui 400 metros de extensão.
Ponte Rio Negro em Manaus

E claro não poderia deixar de ser citada a ponte Hercílio Luz, que está localizada em Florianópolis, Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado. Foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e tem 820 metros de comprimento e um vão livre de 320 metros.
Ponte Hercílio Luz em Floripa

Claro que estas são apenas 5, mas o Brasil tem muitas outras, mais antigas, mais tradicionais, históricas.
Se você conhece alguma, não deixe de comentar.

Comentários