Fim da missão da Pioneer 10

Há 14 anos a sonda Pioneer 10 encerrava sua missão depois de 30 anos explorando o espaço. Lançada em 3 de março de 1972, a Pioneer 10 foi uma das sondas enviadas ao espaço no programa Pioneer da NASA, que desde os anos 1950 enviava sondas ao espaço para fins de exploração dos planetas, satélites, cometas e asteróides que compõem o sistema solar ou por aqui estão de passagem.

A Pioneer 10 foi a primeira a orbitar marte, explorar o cinturão de asteróides logo após marte e adentrar o sistema solar externo. Voou por Júpiter e Saturno e também foi o primeiro a deixar o sistema solar. Muito do que se sabe hoje sobre o sistema solar se deve aos dados envidados pela Pioneer 10 em seus anos de missão.

Dois fatos muito curiosos também marcaram a missão da Pioneer 10. O primeiro é a respeito de um mistério que a respeito da missão que levou décadas até que fosse esclarecido pelos cientistas. Acontece que a sonda, assim como a Pioneer 11 (sua gêmea lançada em 1973), num determinado ponto de sua viagem, começou a perder velocidade. Tal fenômeno não seria possível segundo o que se conhecia a respeito das leis da física e nem acontecia com outras naves ou objetos lançados ao espaço. O que estaria causando a desaceleração da sonda então, visto que não existe resistência a um corpo lançado ao espaço? Cientistas descobriram que um aquecimento no sistema de elétrico do equipamento, que estava sutilmente emulsionando o equipamento no sentido contrário?

Outra curiosidade seria o fato de ela, assim como sua gêmea, carregarem uma placa em ouro e alumínio com uma mensagem para eventuais extra-terrestres que as possam encontrar espaço a fora. A mensagem se trata de informações com a localização da origem da sonda, nosso sistema solar, e também sobre a anatomia humana - contém uma figura com os corpos nus de que um homem e uma mulher. Esta placa tem uma proteção contra os ventos solares (radiação).

A última mensagem foi recebida no dia 23 de janeiro a uma distância de 12 bilhões de quilômetros da Terra. Outras tentativas de contato foram realizadas, mas sem sucesso. A missão foi oficialmente encerrada na data do último contato.

Comentários