"Orgulho e Preconceito" estreia nos cinemas brasileiros

Há 11 anos, em 10 de fevereiro de 2006, estreou nos cinemas o filme - Orgulho e Preconceito - estrelando Keira Knightley, Mathew Macfadyen, Brenda Blethyn, Donald Sutherland, entre outros.

A obra na sétima arte, é uma adaptação da obra escrita de Jane Austen (1775 - 1817) de mesmo título e escrita em 1813.

Dirigido pelo inglês Joe Wright (Anna Karenina), o filme, como toda obra de cinema adaptada da literatura, muda alguns elementos da obra original, que conta a história de cinco jovens irmãs que lidam com temas como casamento, moralidade e família. As alterações ocorreram, muito encorajadas pelo diretor, para dar dinâmica aos diálogos presentes em toda a trama, já que o público alvo do filme era o público mais jovem. Para tal fim, Joe Wright usou técnicas próprias de filmagem e fez bom uso da trilha sonora e edição, que são creditados a Dario Marianelli e Paul Tothill respectivamente.

"Orgulho e Preconceito" não perdeu seu tom mais adulto, apesar das adaptações do diretor, e foi muito elogiado pela crítica e bem aceito pelo público. O filme foi indicado a quatro Oscars nas categorias de direção de arte, figurino, trilha sonora e melhor atriz. Concorreu também ao Globo de Ouro para melhor filme. Com um orçamento de 22 milhões de dólares, o filme arrecadou quase 115 milhões e se tornando um sucesso comercial.

Comentários