Operação Lava jato

Em 17 de março de 2014 iniciou-se a maior investigação contra corrupção na história do brasil e porque não do mundo.

Trata-se da lava Jato. Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, cumprindo mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou de 10 a 20 bilhões de reais em propina.

Centenas de pessoas ja foram condenadas, após as investigações de crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida. De acordo com investigações e colaborações recebidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, estão envolvidos membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobras, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da Câmara e governadores de estados, além de empresários de grandes empresas brasileiras.

A operação foi nomeada devido ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar valores de origem ilícita, na primeira fase da operação, na qual o doleiro Alberto Youssef foi preso. Através de Youssef, constatou-se sua ligação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Seguindo essa linha de investigação, foi preso Nestor Cerveró em 2015, o qual posteriormente delatou.

Em junho, a operação atingiu grandes empreiteiras brasileiras, como a Andrade Gutierrez e Odebrecht, cujos respectivos presidentes foram presos; posteriormente muitas outras empresas de empresas de ramos diversos seriam investigadas.

Ao final de dezembro de 2016, a Operação Lava Jato obteve um acordo de leniência com a empreiteira Odebrecht, que proporcionou o maior ressarcimento da história mundial. Em 2017, peritos da Polícia Federal levantaram que as operações financeiras investigadas na Operação Lava Jato somaram 8 trilhões de reais. A Polícia Federal a considera a maior investigação de corrupção da história do país.
Não se sabe quando a operação terminará

Comentários