8 dos animais mais influentes da história

Hoje, mas há 58 anos, o primeiro ser vivo ia ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2 - esta era a cadelinha Laika (conforme lembramos no acontecimento desta data clique aqui para ver). Infelizmente se tratou do sacrifício de um animal para que os programas espaciais se tornassem suficientemente seguros para que um humano pudesse ser lançado ao espaço. Laika foi homenageada e até hoje é símbolo das instituições de proteção aos animais, mas ela não foi a única a chamar a atenção ou influenciar de alguma forma a cultura e até história da humanidade. Não nos atreveremos aqui a ranquear os bichinhos por ordem de importância ou de influência, mas listamos alguns animaizinhos abaixo. Confira:

1. Cão Péritas - Foi o cão de Alexandre o grande. Péritas acompanhava seu dono até nas batalhas. O destemido cão salvou o imperador grego de morrer esmagado por um elefante, Péritas mordeu a pata do elefante durante a batalha da Gagamela (331 A.C). A influência de Péritas foi tanta que Alexandre deu seu nome à uma cidade grega. Se isso não é mudar o curso da história humana, eu não sei o que é então. Péritas em ação -

2. Ovelha Dolly - A famosa Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta, fato ocorrido em 1996, mas os cientistas apenas publicaram a experiência sete meses depois, no dia 22 de fevereiro de 1997. Dolly morreu em 2003, abatida, já que sofria de doença pulmonar que causaria morte dolorosa. Seu corpo empalhado está em exposição no museu real da Escócia.

3. Cão Rin tin tin - Este famoso cão foi o primeiro a ser uma estrela de verdade. Em 1918 foi encontrado por um militar americano num canil alemão destruído por um bombardeio durante a primeira guerra. Rinty (seu apelido) foi levado aos Estados Unidos onde aprendeu truques para apresentações. Mais tarde foi para o cinema, onde participou em várias produções, muitas como protagonista e chegou a ganhar mais e a ser mais influente que artistas humanos em Hollywood. Teve sua própria série de TV, trabalhou no rádio... Trabalhou até o penúltimo dia de sua vida em 1932.

4. Cão Snuppy - Foi apontado como o primeiro cão clonado da história, em 2005 na Coréia do Sul. É da raça Galgo Afegão. Seu esperma foi utilizado para inseminar artificialmente outras duas fêmeas clonadas o que em 2008 resultou no nascimento de nove filhotes. Snuppy foi o único cão clonado (dos três que nasceram no experimento) a sobreviver. Ele tem sido usado em uma série de cruzamentos entre cães clonados.

5. Baleia Orca Keiko - Keiko nasceu em 1976 na Islândia. Foi capturada em 1979 e vendida para um parque mexicano. Keiko se tornou mundialmente famosa por sua participação nos filmes "Free Willy" (1993). Após o sucesso do filme o estúdio se esforçou em encontrar para Keiko um lar melhor. Keiko começou a ser preparada para ser devolvida a natureza em 1998, o que nunca ocorreu de forma conclusiva. Keiko morreu em 2003 de pneumonia. A instituição "Keiko Foundation" foi inspirada por sua história.

6. Gorila Koko - Koko nasceu em 1971 (em cativeiro) e logo no início de sua vida recebeu treinamento para se comunicar através da linguagem de sinais. Koko também é o único animal de que se tem registro a possuir a outro animal de estimação. Koko chamou a atenção do mundo quando chorou devido a morte de um filhote de gato que morreu. Em 2004 se comunicou com seus criadores apontando uma dor de dente. Se discute se Koko pode realmente se comunicar com humanos ou se ela apenas faz truques condicionados pelas recompensas que ganha, como comida. Koko com seu gato de estimação

7. Cadela Laika - Se Armstrong deu um grande passo, representando o homem, quando pisou na Lua, com certeza o passo mais importante foi dela. Laika foi a primeira ser viva o ir ao espaço e a morrer lá. Se sacrificou (contra sua vontade) em favor do progresso do homem em programas espaciais.

8. Serpente de Satanás - Segundo o livro bíblico de Gênesis, Satanás usou uma serpente para induzir Eva, a primeira mulher da história, a comer do fruto proibido. Satanás, por meio da serpente obteve sucesso quando tanto Eva quanto Adão, primeiro homem da história, comeram do fruto e foram expulsos por Deus do paraíso, dando início a gerações de humanidade imperfeita e de vida limitada.

Comentários