Obama é eleito Presidente

No dia 4 de novembro de 2008, os americanos elegeram seu primeiro presidente negro – Barack Obama.

Nascido Em Honolulu, capital do Havaí, em 4 de agosto de 1961, Obama se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos depois de 8 anos de governo republicano (George W Bush). Obama assumiu a casa Branca depois de vencer o candidato republicano John McCain, mas antes de ir à campanha presidencial como o candidato democrata, Obama teve de enfrentar a forte candidata Hillary Clinton nas prévias. Dono de uma voz e oratória cativante, Obama conquistou primeiro o eleitorado democrata, parcela por parcela, começando pelo eleitorado afro-americano, depois os jovens seguidos dos latinos.

Logo após ser escolhido o candidato democrata (também foi o primeiro negro a atingir este feito), Obama já era muito popular, lotava os locais onde discursaria e arrecadava dinheiro como nunca antes numa campanha presidencial americana. Prometeu mudanças ao povo americano, tanto na política externa, já que a população já estava cansada da guerra no Iraque, quanto na política interna, pois o mundo entrava em recessão numa das maiores crises econômicas da história que afetava principalmente os Estados Unidos.


Também se aproveitou de erros estratégicos da campanha republicana, por exemplo: John McCain e os líderes de campanha escolheram para concorrer a vice-presidência a governadora do Alaska Sarah Palin que de forma desastrosa mostrou não ter a experiência e o conhecimento para o cargo de tal relevância no planeta, sendo assim a população questionou aqueles que escolheram aquela que obviamente não seria capaz de liderar o povo americano. Obama, por sua vez, escolheu Joe Biden como candidato a vice presidência, equilibrando assim a juventude de Obama com a experiência de Biden.

Obama venceu as eleições por maioria de votos dos populares e também do colégio eleitoral. Nenhum democrata era tão popular desde John F Kennedy.

04/11/2008

Comentários