Nasceu Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 1928 na Argentina (acredita-se que tenha sido no dia 14 de junho) e lutava pela unificação da América-Latina sob a bandeira do socialismo. Em 1951, pouco antes de concluir a faculdade de medicina, Che iniciou uma viagem pelo continente Sul-Americano (viagem retratada no filme "Diário de Motocicleta"), nesta viagem olhou o continente como uma unidade politica e econômica e presenciou muita pobreza e desigualdade, devido a isso decidiu se engajar pelas causas socialistas.

Em 1953 conheceu Fidel Castro e se juntou a ele em causas com fins comunistas. No mesmo ano ainda juntou-se à revolução cubana atuando como líder rebelde. Che, que chegou a visitar o Brasil oficialmente, pelo menos uma vez, em 1961 foi condecorado com a Grã Cruz da ordem Nacional do Cruzeiro do Sul por seus esforços diplomáticos entre Brasil e Cuba.

Nos anos seguintes Che parte numa viagem pelo mundo para disseminar as idéias do socialismo, foi primeiro para a África (1965), onde sonhava em unir o povo africano pelo socialismo, mas sua viagem até lá terminou de forma frustrada. Foi para a Bolívia a fim de lá, montar uma base guerrilheira. Pretendia invadir a Argentina e unir o povo da América Latina sob a bandeira do socialismo.

Na madrugada de 8 de outubro de 1967 o capitão Gary Prado, do exército boliviano, reuniu 50 de seus homens, após receber uma denúncia de que grupos guerrilheiros estavam na região, e partiu para a busca. Depois de intensa troca de tiros e da morte de alguns colegas guerrilheiros, Che foi capturado. No dia seguinte, foi executado pelo soldado boliviano Mario Terán, seguindo ordens de La Paz.

Comentários