Nasceu Paulinho da Viola

No dia 12 de novembro de 1942, nascia um dos maiores músicos do Brasil, Paulo César Batista de Faria, conhecido como Paulinho da Viola.

Cantor, compositor e violonista, Paulinho nasceu e cresceu no tradicional bairro carioca de Botafogo e teve o privilégio de conviver desde cedo com grandes músicos: Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis. Pegou gosto pela música e aprendeu a tocar violão.

Mesmo jovem Paulinho começou a se envolver com carnaval, organizando um bloco carnavalesco com seus amigos. Logo depois ingressou na ala de compositores da escola de samba União de Jacarepaguá, mostrando seu talento como compositor.


Com 19 anos, trabalhava em um banco no centro do Rio e estudava economia. Certo dia, Hermínio Bello de Carvalho visitou a agência onde Paulinho trabalhava, os dois já se conheciam devido alguns saraus musicais. Hermínio incentivou o jovem a largar a carreira na economia e se dedicar inteiramente á música, pois tinha muito talento. E foi o que Paulinho fez.

Depois disso, o violonista brasileiro começou a tocar frequentemente no bar Zicartola, o reduto do samba carioca, bar fundado por Dona Zica e seu marido Cartola. Com 22 anos foi convidado para integrar a ala de compositores da escola de samba Portela. Desde então, Paulinho escreveu muitos sucessos como: Coração Leviano, Foi um Rio que Passou em Minha Vida, Pecado Capital entre muitos outros. Muito respeitado e admirado por muitos músicos, especialista e críticos.

Nesse ano tive a oportunidade, acompanhado do meu pai, de ver um show pessoalmente do Paulinho da Viola, um pouco mais de 90 minutos de muita classe, requinte e maestria desse talento nacional.

12/11/1942

Comentários