Nasceu Freud - o "pai" da psicanálise.

Nasceu no dia 6 de junho de 1856 o médico neurologista considerado o "pai" da psicanálise - Sigmund Freud.

Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco. Aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros, aos 17 anos ingressou na Universidade de Viena, ele planejava estudar direito, mas ao invés disso, entrou para a faculdade de medicina, onde seus estudos incluíram filosofia.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram muito questionados em sua época, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral no uso como tratamento científico e médico. Porém sua teoria é de grande influência para psicologia atual.

Freud faleceu aos 83 anos de idade em Londres, devido um câncer de boca.

Depois de passar por mais de 30 cirurgias, acredita-se ele teria dito ao médico que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina para terminar com o sofrimento, o que seria eutanásia.

Freud deixou muitas citações e obras para se ponderar e discutir, por exemplo essa frase “Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida”. Ele faleceu no dia 23 de setembro de 1939.

Comentários