Nasceu J.R.R Tolkien

No dia 3 de janeiro de 1892 - há 125 anos - nasceu o filólogo, poeta, escritor e professor John Ronald Reul Tolkien, o famoso J.R.R Tolkien escritor da saga "O senhor dos anéis", clássico da literatura no gênero fantasia. Tolkien nasceu na cidade de Bournemouth, na África do Sul, seus pais se mudaram da Inglaterra para a colônia africana devido ao trabalho do pai, Arthur Reuel Tolkien, que trabalhava num banco inglês e foi transferido para a África.

Arthur Tolkien faleceu na África enquanto Sua família estava na Inglaterra. Na Inglaterra, foi criado por um padre Jesuíta junto com seu irmão mais novo Hilary Arthur Reuel depois que sua mãe faleceu de diabetes em 1904. Tolkien se converteu ao catolicismo, religião para qual sua mãe havia se convertido, e morreu como católico ativo. Diversos fatos ocorridos na juventude de Tolkien influenciaram sua obra, como na ocasião em que foi picado por tarântula em Edgbaston residiu perto de uma fábrica que possuía duas torres altas, todos esses elementos são observados em seus livros.

Tolkien era estudioso e tinha facilidade com idiomas, estudou grego, antigo e moderno dominava o latim e até runas antigas encontradas na Finlândia, de onde Tolkien tirou base para o idioma élfico. Tolkien se dedicou à literatura depois de voltar do campo de batalha, lutou na França na primeira guerra. Sua escrita abordou mais a "Terra média", local fantasioso imaginado por ele, escreveu "O Hobbit" originalmente para seu filho, mas o livro foi publicado em 1936 e fez tanto sucesso que seu editor pediu mais histórias da Terra Média, daí surgiu "O Senhor dos Anéis".

Tolkien morreu na Inglaterra em 2 de setembro de 1973. Em 1972 J. R. R. Tolkien recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras da Universidade de Oxford, e conseguiu o seu último e mais importante título: a Ordem do Império Britânico, dada pela Rainha Elizabeth, uma das maiores honras britânicas.

Comentários