Nasceu Martin Luther King - 15/1/1929

Nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 o pastor protestante e ativista americano Martin Luther King,na cidade de Atlanta na Georgia, Estados Unidos.

Nas décadas de 1950 e 1960, Luther King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos para a comunidade negra dos Estados Unidos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei nos EUA. Um exemplo disso é o boicote aos ônibus de Montgomery em 1955, que se iniciou após Rosa Parks, uma senhora negra, se negar a ceder seu lugar a uma senhora branca no transporte e ser presa. O boicote terminou depois de um ano e dezesseis dias com a decisão da suprema corte de tornar ilegal a discriminação racial no transporte público.

No dia 28 de agosto de 1963, o ativista e pastor Martin Luther King pronunciou famoso discurso que ficaria conhecido como “Eu tenho um sonho” (I have a dream). Na ocasião, mais de 250 mil pessoas que apoiavam a causa assistiram e participaram da manifestação, que teve como objetivo divulgar as condições de vida e a falta de segurança dos negros no Sul dos Estados Unidos. Em 1999, “Eu tenho um Sonho” foi eleito o melhor discurso americano do século XX.

Ao longo de suas manifestações e marchas, Luther King enfrentou dificuldades de diversas naturezas, viu sua casa ser atacada, recebeu ameaças de morte para si e sua família, foi preso e enfrentou críticas e oposição de outras lideranças negras americanas, que achavam seus métodos de manifestação muito suaves e tardios. Tais lideranças em oposição à Luther King, que em geral era mais jovem e começava a ganhar corpo, também achava Luther King antiquado e muito próximo da classe média branca.

No dia 14 de outubro de 1964, Martin Luther King torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. No dia da sua condecoração, Luther King estava internado para fazer exames de rotina em sua cidade natal, Atlanta, no estado da Geórgia. Além de compartilhar os méritos, King confirmou que doaria o dinheiro, pouco mais de US$ 54 mil, ao movimento negro dos EUA.
Em quatro de abril de 1968, Luther King foi assassinado por James Earl Ray enquanto se preparava para uma marcha em Memphis.

Comentários