Nasce Tom Cruise

No dia 3 de julho de 1962 nasceu o ator e produtor de cinema Tom Cruise.

Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006, foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business, descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator.

Após desempenhar o papel de um heroico piloto de caças no filme Top Gun, de 1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible durante as décadas de 1990 e 2000. Além destes papéis heroicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004).

Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George Lucas, Steven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária.

Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists, com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia.

Conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco Zeffirelli, Endless Love (br: Amor sem Fim). Logo a seguir, participou de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983.

Depois deste papel, voltaria a Nova Jersey, com a surpresa de ser escolhido para o filme Taps, mas como ator secundário. A sua carreira começou logo ali, e em 1981, conseguiu o seu primeiro papel como protagonista, em Risky Business (br: Negócio Arriscado), contracenando com Paul Brickman e Rebecca de Mornay.

Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a atuação no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis). Em 1990, consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder (br: Dias de Trovão), o filme onde estreava como guionista com Robert Towne.

Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem dúvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman. Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia 24 de dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimônia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away (br: Um Sonho Distante), demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman.

Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men (br: Questão de Honra), dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação.

Recebeu indicações ao oscar por por Nascido em 4 de Julho (1989) e Jerry Maguire - A grande virada (1996). melhor ator e Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário), por Magnólia (1999).
Os filmes mais famosos de sua filmografia são: top Gun, Rain Main, Um sonho distante, a firma, Série missão impossível, Vanilla Sky (Segunda versão), Collateral, Guerra dos mundos e Operação Valquíria.

Comentários