Nasce o rapper Tupac Shakur

Na ocasião do nascimento de Tupac, que ocorreu em 1971 em Nova Iorque, seus pais enfrentavam processos na justiça - eram ex-membros do grupo político revolucionário "Panteras Negras" - inclusive sua mãe, Afeni Shakur, acabava de ter sido absolvida em mais de 150 processos de conspiração contra o governo dos Estados Unidos da América.

Após se separar de Billy Garland, pai de Tupac, sua mãe juntou-se a Mutulu Shakur, padrasto de Tupac, que durante 4 anos figurou entre os 10 mais procurados pelo FBI.

Mutulu foi preso em 1986. Vários membros, ou ex-membros, dos "Panteras Negras" fizeram parte da infância de Tupac. Tupac começou a rimar ainda jovem, ele era muito popular na escola onde estudou em Nova Iorque por suas habilidades no Rap e por sua facilidade em se enturmar. Desde cedo Tupac também participava de diferentes modalidades de arte, estudou teatro, poesia, jazz e balé na Baltimore School for the Arts. Mais tarde, em 1989 na Califórnia, estudou poesia com a professora Leila Steinberg, que mais tarde se tornou sua empresária.

Entrou para o mundo do Hip-Hop mais seriamente no grupo Digital Underground com a música "Same Song" em 1991. Logo em seus primeiros albúns Tupac já demonstrava uma personalidade violenta em suas letras que falavam de abusos sexuais e apologia à violência contra a polícia. O disco “2Pacalypse Now”, que vendeu mais de um milhão de cópias foi criticado pessoalmente pelo vice-presidente dos Estados Unidos.

Antes da fama Tupac já estava envolvido com grupos criminosos, uso e tráfico de drogas, devido a isso tinha muitos rivais e inimigos. Na noite de 7 de setembro de 1996, logo após lançar o álbum “All Eyez on Me”, que vendeu mais de 9 milhões de cópias e foi o primeiro álbum duplo da história do Rap, Tupac assistiu a uma luta de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon em Las Vegas. Depois da luta, enquanto Tupac aguardava o sinal numa esquina, um cadilac branco se aproximou e atirou 13 vezes contra a BMW de Tupac, 4 atingiram o rapper que foi levado ainda vivo para o hospital.

Tupac resistiu até o dia 13 de setembro, quando sua mãe autorizou que desligassem os aparelhos que o mantinham vivo. Um dos mencionados (rumor) como possível autor, seria o também rapper e rival de Tupac "The Notorious B.I.G.", que no ano seguinte também foi assassinado. A autoria da morte de Tupac ainda é desconhecida

No dia 13 de setembro de 1996, o rapper americano Tupac - ou 2pac, um dos maiores rappers de todos os tempos - foi assassinado em Las Vegas.

Comentários