Nasce Luíz Inácio "Lula" da Silva

No dia 27 de outubro de 1945, nasceu na cidade de Caetés no Pernambuco o ex-sindicalista e presidente – Luíz Inácio “Lula” da Silva.
Lula, como é popularmente (internacionalmente) conhecido, sucedeu, em 1 de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso na presidência do Brasil e se tornou o 35º a subir a rampa do planalto.

Lula é de origem humilde, é o oitavo filho de pais analfabetos do agreste pernambucano. Seus pais, Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, se separaram quando Lula ainda nem tinha nascido. Aristides decidiu tentar nova vida em Santos e viajou para o litoral paulista com uma prima de Eurídice, com quem teve pelo menos outros 10 filhos formando uma segunda família.

Quando Lula tinha sete anos de idade viajou com sua mãe e irmão para São Paulo, para encontrar se pai, viagem esta que fizeram num “carro de boi” levando treze dias piara chegarem até seu destino. Quando chegaram à Itapema (hoje Vicente Carvalho) tiveram de dividir a humilde residência com a segunda família de Aristides. Após algum tempo Eurídice, mãe de Lula decide se mudar para a capital paulista, Lula foi morar com ela na Vila Carioca em 1956.
Sem o incentivo do pai e se vendo obrigado a trabalhar para ajudar na renda familiar para ajudar a mãe, Lula estudou apenas até os 14 anos de idade, mas bem antes de deixar os estudos já trabalhava como vendedor de laranjas, também numa tinturaria, foi engraxate e ajudante de escritório. Mas foi mesmo aos 14 que consta seu primeiro registro em carteira, nos Armazéns Gerais Columbia.

Mais tarde o jovem Lula transferiu-se para a Fábrica de Parafusos Marte enquanto cursava o Senai, no curso de torneiro mecânico. Três anos depois, Lula formava-se metalúrgico. Já em 1964, com o país em crise após o golpe militar, Lula teve os primeiros contatos com movimentos sindicais. Isso na mesma época em que sofreu um acidente no trabalho, quando esmagou o dedo (mindinho da mão esquerda) num torno mecânico tendo que amputa-lo. Devido ao acidente, Lula ganhou uma indenização de 350 mil cruzeiros. Usou o dinheiro para comprar móveis para sua mãe e um terreno. Depois disso alternou entre períodos de emprego e desemprego, chegou a ser demitido por negar-se a trabalhar aos sábados, até ser contratado em 1966 pelas Indústrias Villares Em São Bernardo do Campo, ABC paulista.

Em 1969 casou-se com Maria de Lourdes da Silva, que morreria em 1971 durante o parto do primeiro filho do casal. Em 1974 se casa com Marisa Letícia Rocco Casa, com quem é casado até hoje. Nesta época Lula já era filiado ao sindicado dos metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, dando início a sua luta como sindicalista. Em 1975 Lula foi eleito presidente do sindicato e já não mais exercia a função de metalúrgico. Ganhou projeção nacional ao liderar a reivindicação em 1977 da reposição aos salários de índice de inflação de 1973, tudo isso enquanto o AI-5 ainda estava vigente, mas sem resultados. Por fim Lula foi preso com base na “Lei de Segurança Nacional” por ter liderado greves no final dos anos 1970 e início dos 1980. Ainda no início dos anos 1980 (mais precisamente neste ano), Lula foi um dos cofundadores do Partido dos Trabalhadores – o PT - o maior partido de esquerda da América do Sul, formado em sua origem por sindicalistas do ABC e militantes esquerdistas da velha guarda.

Em 1982, o agora já oficialmente Lula, que havia alterado o nome para poder concorrer a cargos políticos com ele, concorreu ao cargo de governador do estado de São Paulo, mas fora derrotado. Dois anos depois apoiou a campanha das diretas já para 1984, já que as diretas não ocorreram naquele ano, o PT decidiu abster-se das eleições realizadas em um colégio eleitoral de forma indireta. Tancredo Neves elegeu-se presidente na ocasião. Em 1986 Lula elegeu-se para seu primeiro cargo político, deputado federal por São Paulo e até participou da elaboração da constituição de 1988. Já nas “diretas” Lula ficou em segundo lugar nas eleições presidências em 1989, perdendo para Fernando Collor, que mais tarde sofreria impeachment. Em 1994 sofreu nova derrota numa eleição presidencial, agora para Fernando Henrique Cardoso, que ficaria oito anos no poder até passar a faixa para Lula, que finalmente venceu a eleição em 2002, assumindo em 2003.

Durante seus primeiros anos de administração houve significativa melhora na economia, resultando no aumento de emprego e renda. Lula implementou programas sociais como o Bolsa-Família, e o Fome-Zero. Críticos do governo apontam esses fatores como razões para o déficit na previdência. No geral Lula teve o apoio da população em seu primeiro governo, tanto que se reelegeu para mais quatro anos em 2007. Durante seu segundo mandato, Lula enfrentou vários escândalos em que viu companheiros de longa data serem acusados de corrupção, seu relacionamento com o povo e com a imprensa se desgastou e sua popularidade foi caindo, mas Lula nunca deixou de ser um político popular. Elegeu sua sucessora para o palácio do planalto que hoje já reeleita, também pelo PT, enfrenta o desgaste de 12 anos de governo do partido além acusações épicas de corrupção por parte de aliados políticos e uma popularidade baixa, apesar da recente reeleição.

Ainda assim Lula é nome forte na administração de seu Partido dos Trabalhadores e também, por que não dizer, do país. Mais de uma vez, Lula já se pronunciou a favor de concorrer a novas eleições presidências, as próximas são em 2018.

27/10/1945

Comentários