Nasce a Cantora Pop Cyndi Lauper

Em 22 de junho de 1953, nasceu em Astoria, Nova Iorque, a cantora, compositora e atriz Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton, ou simplesmente Cyndi Lauper.

Cyndi Lauper ascendeu para a fama e sucesso absoluto no início dos anos 1980 através do álbum “She´s so unusual” (1983). Além do sucesso do disco, que vendeu mais de seis milhões de cópias nos Estados Unidos (garantindo seis discos de platina para a cantora) e da voz marcante, considerada forte para uma cantora pop na época, Cyndi também se destacou pelo look extravagante que não se limitava apenas aos seus shows e clipes de música, mas se estendia a todas as suas aparições, cada vez com um cabelo diferente em cores chamativas e roupas com combinações ecléticas.

Cyndi descobriu cedo sua vocação artística. Ingressou em uma escola voltada para alunos com talentos para as artes em Nova Iorque, mas não ficou muito tempo, foi retida por que não conseguiu se destacar. Nesta época Cyndi já tinha ganhado seu primeiro violão (ganhou de sua irmã mais velha. Ela ainda tem um irmão mais novo) e compunha suas próprias músicas enquanto aprendia a toca-lo. Quando tinha 17 anos, decidiu sair em uma viagem de auto-conhecimento e aprendizado artístico, foi parar em Vermont, onde ingressou em outra escola de Artes.

Depois de retornar para Nova Iorque, Cyndi ainda trabalhou em diversos empregos, ela foi garçonete, assistente de escritório e também trabalhou como cantora num restaurante japonês. Durante esse período ela fazia parte de bandas de menor expressão, mas sofreu uma lesão nas cordas vocais e teve de ficar um tempo sem cantar. A banda que mais se destacou foi a “Blue Angel”, que Cyndi formou nos anos 1970 com o saxofonista John Turi, após recuperar-se da lesão nas cordas vocais. A Blue Angel chegou a assinar contrato com gravadora, mas a banda não emplacou. Os empresários queriam ouvir Cyndi cantando solo.

O álbum “She´s so unusual” foi lançado em outubro de 1983 e apresentou Cyndi cantando solo. Hits como: "Girls Just Want to Have Fun", "Time After Time" e "All Through the Night" entre outros, alavancaram o sucesso da cantora. Outros álbuns importantes viriam, como; “True Colors” (1986) e “A Night to Remember” (1989).

Cyndi também teve participação significativa no cinema e na televisão. Em 1985 ela gravou "The Goonies 'R' Good Enough", música tema do clássico filme dirigido por Richard Donner e escrito por Steven Spielberg “The Goonies”, lançado neste mesmo ano. O IMDB registra mais de 20 créditos a Cyndi Lauper como atriz em filmes e seriados desde os anos 1980. Em 1995 chegou a ganhar um Emmy por um papel de suporte no seriado “Mad About You”, estrelado por Helen Hunt e Paul Reiser. Entre suas premiações estão; premio Grammy de artista revelação nos Estados Unidos (1985), vários MTV´s Awards de video clipes, além de ter sido reconhecida como a primeira mulher a emplacar quatro hits de um mesmo álbum no top ten das paradas norte americanas.

Cyndi Lauper também é conhecida por apoiar causas humanitárias.

Comentários