Morreu o médico e jornalista Osmar de Oliveira

Morreu em 11 de julho de 2014 o médico, jornalista e locutor esportivo, Osmar de Oliveira - o Dr. Osmar. Ele tinha 71 anos de idade. Dr. Osmar se recuperava de uma cirurgia de retirada de um tumor na próstata quando sofreu um infarto. Ele também sofria com problemas pulmonares.

Nascido no dia 20 de junho de 1943 em São Paulo, Osmar Pereira Soares de Oliveira começou sua história no jornalismo esportivo no Jornal Cruzeiro do Sul na década de 1960 enquanto ainda estudava medicina na PUC-SP em Sorocaba. Nesta época ele escrevia para o Jornal Cruzeiro do Sul e participava de programas esportivos da Rádio Cacique. Em 1968 foi médico do time de futebol São Bento de Sorocaba e logo se transferiu para o Corinthians, atuando como médico da equipe por 7 anos entres 1966 e 1977. Dr. Osmar era Corinthiano declarado.

Na Medicina

Também se pode destacar como destaques em sua carreira na medicina o fato de ele ter atuado como médico da seleção brasileira de basquete masculino e, de 1980 a 1988, do Comitê Olímpico Brasileiro. Tratou atletas famosos como os jogadores de futebol; Mirandinha, Ado, Tião entre outros jogadores. No basquete, operou Hortência, Magic Paula, as duas principais jogadoras de basquete da história do esporte no país. No atletismo operou João do Pulo.

No Jornalismo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero Osmar de Oliveira foi o único a trabalhar em todas as grandes emissoras de TV de São Paulo, cobrindo diversos eventos esportivos internacinais importantes. Trabalhou em cinco Copas do Mundo, seis Jogos Olímpicos, além de três Panamericanos e mais sete coberturas de outras Copas e Campeonatos Mundiais.
Narrou a histórica vitória da seleção de basquete do Brasil sobre os Estados Unidos por 120x115 no panamericano de 1987.
Luciano do Valle, Juarez Soares, Jota Júnior, Elia Júnior, Luiz Ceará, José Eduardo Savóia, Paulo Stein, Antônio Pétrim, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto e Mariana Godoy foram alguns dos profissionais com quem Dr. Osmar trabalhou.

Mesmo antes de falecer, Osmar já era homenageado, Em 2008, o Corinthians inaugurou no Parque São Jorge um centro de preparação e reabilitação de atletas, e o batizou com o nome de Osmar de Oliveira (CEPROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira).

Dr. Osmar faleceu em plena copa do mundo no Brasil. Osmar de Oliveira era uma referência nos campos da medicina e do jornalismo por seu profissionalismo.

Comentários