Morre um dos homens mais poderosos do século XX - Winston Churchill

Morreu no dia 24 de janeiro de 1965, o político britânico Winston Churchill. Nascido em Woodstock, na inglaterra em 30 de novembro de 1874, Winston Leonard Spencer-Churchill - ou apenas Churchill, como aqui será chamado, acumulou cargos políticos na Inglaterra, inclusive ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-ministro britânico pelo partido conservador.

Era filho de um importante e conservador político britânico - o Lorde Randolph Churchill (1849 - 1895. O pai de Churchill também faleceu no dia 24 de janeiro) e de uma socialite americana - Jennie Jerome (1854 - 1921).

Durante a primeira guerra, sofreu derrota vergonhosa na Batalha de Gallipoli, quando o Império Otomano, se aproveitando de uma decisão não acertada de Churchill, que liderava as forças navais britânicas, levou vantagem na batalha, o que resultou em uma série de consequências políticas, inclusive a perda do cargo de destaque na Marinha Britânica que Churchill possuia no momento.

Churchill, diferentemente do que aconteceu na primeira guerra, destacou-se na época da segunda guerra por seu tom forte, oratória motivacional e estratégias acertadas, que levaram à vitórias importantes para o destino do que se seguiu durante a guerra.

No fim da guerra, Churchill publicou um compêndio de seis livros, lançados entre 1948 e 1953, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953. A obra se trata de sua visão da guerra, desde seus primórdios e causas até seu desfecho. Usando o acesso privilegiado que tinha a documentos oficiais, o autor transformou o compêndio em uma prateleira de informações que, contadas nos livros são uma janela para os fatos ocorridos na época da perspectiva de quem liderava as ações. Claro que algumas informações confidenciais ou de segredo de estado não constam no livro.

Alguns colocam Churchill na posição de Homem do século (XX), por ter contribuído na vitória sobre o nazismo.

Churchill morreu em Londres aos noventa anos de idade vítima de um derrame cerebral.

Algumas de suas frases se tornaram célebres e também o colocaram na posição de grande pensador contemporâneo. Veja algumas das frases atribuídas a Churchill:

"A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores."

"A vida dá lições que só se dão uma vez."

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo."

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

"A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão."

"Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir."

Comentários