Morre Peter Tosh

No dia 11 de setembro de 1987, falecia o musico Peter Tosh, um dos pioneiros do reggae.

Winston Hubert McIntosh, seu nome de registro, nasceu na Jamaica começando bem cedo á cantar e tocar guitarra. No começo dos anos 60, conheceu Bob Marley e Bunny Livingston, formando o grupo Wailing Wailers. Depois que Marley retornou dos Estados Unidos em 1966, os três passaram a se envolver com a religião rastafári, mudando o nome da banda para The Wailers.

Após lançarem seu primeiro disco, Tosh se envolveu em um sério acidente automobilístico. Seu carro caiu de uma ponte, matando sua namorada e deixando Tosh com uma fratura grave no crânio. Depois de algumas brigas com a gravadora, Tosh e Bunny deixaram os Wailers, citando o tratamento injusto que recebiam.

Em 1976 lançou seu disco solo ‘Legalize It’, a faixa título logo tornou-se o hino do movimento pró-maconha, sempre muito pedida pelos fãs nos shows de Tosh. Também se tornou o single mais vendido do país e sucesso absoluto. Antes de entrar em um exílio na África do Sul, procurando auxílio espiritual, lançou um dos seus grandes sucessos da carreira, a regravação da canção 'Johnny B. Goode'.

Tosh faleceu vítima de uma tentativa de assalto, logo após retornar à Jamaica, uma gangue de três homens invadiu sua casa exigindo dinheiro. Permaneceram por várias horas na casa, torturando ele. Quando amigos de Tosh começaram a chegar à casa para cumprimentá-lo pelo seu retorno, a gangue ficou ainda mais nervosa e terminou por disparar, matando Tosh e os dj´s Doc Brown e Jeff "Free I" Dixon.

O cantor ficou marcado pela sua militância á favor dos direitos e da legalização da maconha.

11/09/1987

Comentários