Morre o Sr. Miyagi de "Karatê Kid" - Pat Morita

Morreu no dia 24 de novembro de 2005 o ator nipo-americano Pat Morita – o Sr. Miyagi da série de cinema "Karatê Kid".

Noriyuki Morita, como foi batizado, nasceu na cidade de Isleton na Califórnia (EUA) em 28 de junho de 1932. Na infância enfrentou um sério problema de saúde que o impediu de andar até que completasse onze anos de idade, quando um médico se arriscou numa cirurgia em sua espinha. A cirurgia foi um sucesso, mas a doença não seria o único infortúnio de sua infância.

Depois do ataque japonês à Pearl Harbor em 1941, os Estados Unidos entraram na segunda guerra mundial e decidiram instalar campos de concentração em seu território, para onde deslocaram por volta de 120.000 pessoas, mais da metade era cidadão americano e a maioria delas nipo-americanos. Entre eles a "família Morita". Pat foi transportado do hospital na Califórnia direto para o campo de Rio Gila, no Arizona. No campo, Pat, que ainda não tinha adotado esse apelido, conheceu um padre, de quem tomaria o nome “Pat” e usaria artisticamente.

Antes de trabalhar na TV e no cinema, Pat chegou a trabalhar no restaurante de seus pais como mestre de cerimônias. Contava piadas e distraía os clientes. Pat também trabalhou numa empresa que manufaturava motores para foguetes antes de abandonar seu emprego de certa estabilidade para se tornar comediante stand up.

Seu principal trabalho no cinema foi “Karatê Kid - o momento da verdade” (1984), onde interpretou um mestre do Karatê - “Sr. Miyagi” - um sábio senhor que ajuda um jovem, Daniel “San” Larusso (Ralph Macchio), a se adaptar numa nova cidade. Pat concorreu ao Oscar de melhor coadjuvante por sua performance neste papel. Antes de Karatê Kid, Pat já havia participado em outros filmes, iniciou sua carreira cinematográfica em 1967, e também de seriados.

Pat morreu aos 73 anos de idade de causas naturais (falha nos rins) no Sunrise Hospital de Las Vegas. 24/11/2005

Comentários