Morre o Emblemático Imperador Romano Nero

Morreu no dia 9 de junho de 68 d.C, o imperador romano Nero Cláudio César Augusto Germânico, ou apenas - Nero.

Nero nasceu na cidade em Anzio, cidade no litoral do mar Tirreno, na Itália no dia 15 de dezembro de 37 d.C. A ele foi dado o nome de Lúcio Domício Enobarbo. Vindo de família tradicional da política romana, Nero ascendeu ao trono por indicação de seu tio Tibério Cláudio César Augusto Germânico (10 a.C - 54 d.C e foi o primeiro imperador romano nascido fora da península itálica).

Nero tornou-se imperador aos 16 anos de idade, no apogeu do império romano e em meio ao típico cenário de sede de poder, traições e assassinatos da política romana. Para contextualizar o abiente político da época, muitos alegam que sua mãe Agripina, foi a responsável pela morte de Cláudio, o antecessor de Nero, para que seu filho tivesse caminho livre ao poder.

Após subir ao trono do império Romano, Nero iniciou uma série de medidas para consolidar-se no poder e eliminar ameaças, sendo essas ameaças de qualquer natureza. Na esfera militar, Nero reprimiu rebeliões como no caso da guerra da Pártia, numa região do nordeste do atual Irã. Não teve muitas pretenções expansionistas, mas obteve sucesso mantendo relativa paz nos seus anos no poder. Teve mais problemas contendo distúrbios internos, próximos a ele.

Alguns dos atos de tirania atribuídos a ele são controversos, como na ocasião do grande incêndio de Roma que se iniciou na noite de 14 de julho de 64 d.C e levou 9 dias para ser controlado. Devido a fatos como esses, alguns associam seu nome e governo a insanidade, tirania e estravagância, mas observando os registros históricos, tais argumentos não se comprovam completamente. Nero é acusado ainda de ter matado duas de suas esposas, um meio irmão, sua própria mãe e de ter acusado os cristãos de tererm ateado fogo a Roma. Fato conhecido e comprovado é o ódio de Nero pelos cristãos, Nero foi responsável pela morte de muitos dos seguidores do rabino Jesus, que havia sido morto apenas duas décadas antes.

Nero era bastante ligado as artes e aos esportes, abriu vários teatros , gostava de arpa e de poesia e promoveu jogos atléticos. Não raro fazia aparições consuzindo carros da época.

Decorrente do combate de Nero ao senado, em 67 d.C. foi votado na casa a eleição do governador Sérvio Galba (3 a.C - 69 d.C. Foi o primeiro dos quatro imperadores do ano de 69, o conhecido como ano dos quatro imperadores.). Galba era inimigo declarado do imperador e já havia dado apoio a rebeliões contra o império.

Nero foi declarado "inimigo público" pelo senado, que aproveitava-se de um momento de fraqueza e hesitação do imperador para pressiona-lo. Sem o apoio da garda pretoriana, que fora subornada pelo senado e outros políticos, Nero fugiu de Roma e preparou sua morte. Quando um soldado romao se aproxiamva, solicitou que seu secretário, Epafrodito, o apunhalasse.

Comentários