Morre Jean Charles de Menezes

No dia 22 de julho de 2005, era assinado por policiais no Metrô de Londres, o brasileiro de 27 anos Jean Charles de Menezes.

Os policias o confundiram com um suspeito terrorista árabe, de fazer um atentado fracassado no metrô, um dia anterior. A cidade já estava em choque, devido os atentados do dia 7 de julho onde 56 pessoas no transporte publico.

Segundo a autoridade policial, o acidente ocorreu porque o brasileiro se recusou a obedecer às ordens de parar, dadas pelas autoridades. Seu primo que morava com ele em Londres, afirmou que o Jean foi baleado pelas costas. Em novembro de 2009, a família de Jean Charles ganhou uma indenização de 100 mil libras, considerada muito baixa comparadas á outras indenizações.

Ele foi para a Inglaterra em 2002 para estudar e trabalhar como eletricista, mandava dinheiro para sua família que morava na cidade de Gonzaga em MG.

Em 2009 foi lançando um filme contando esse relato, quem fez seu papel foi Selton Mello. Na entrada do metrô de Stockwell foi inaugurado em 2010 um memorial em homenagem ao brasileiro. Durante a turnê The Wall Live em 2011, Roger Waters cantou uma versão da música Another Brick in the Wall com letras diferentes em homenagem a Jean Charles.

22/07/2005

Comentários