Morre Louis Pasteur

No dia 28 de setembro de 1895, falecia aos 72 anos o cientista francês Louis Pasteur. É lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças.

Entre seus feitos mais notáveis, citamos a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva, a antirrábica. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.

Em 1888 fundou o Instituto Pasteur, uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microrganismos, das doenças e vacinas; participou nas descobertas revolucionárias que permitiram à medicina controlar doenças tais como difteria, tétano, tuberculose, poliomielite, gripe, febre amarela e a peste epidêmica. Foi também a primeira instituição a isolar o HIV, o vírus que provoca a AIDS. Louis Pasteur faleceu decorrente a idade avançada e está sepultado no Instituto que leva seu nome.

28/09/1895

Comentários