Morre o cineasta Mazzaropi

Morreu no dia 13 de junho de 1981 o ator, diretor, produtor e roteirista de cinema - Amácio Mazzaropi. Um dos precursores do cinema nacional.

Nascido na cidade de São Paulo em 9 de abril de 1912, Mazzaropi se mudou, ainda bebê, com seus pais para a cidade de Taubaté. Uma vez no interior, se inspirou na figura comediante e caipira de seu avô materno, o português João José Ferreira, que tinha veia artística. Amácio Mazzaropi - ou apenas Mazzaropi - sempre gostou dos palcos. Apesar de agir contra a vontade dos pais, logo cedo começou por vontade própria a se apresentar pra sua turma da escola, declamando poemas ou contando piadas, ou mesmo no palco do circo (Circo La Paz).

Em 1932 participou de sua primeira peça - "A Herança do Padre João". Em 1935 conseguiu convencer seus pais a seguirem turnê com ele e a atuarem na companhia em que ele trabalhava. Apenas em 1944, depois de alguma experiência no teatro e da morte de seu pai, Mazzaropi estrou na peça "Filho de Saparteiro, Sapateiro Deve Ser", que foi bem elogiada pela critica paulista e bem recebida pelo público.

Ele estreou na Rádio Tupi com o programa dominical "Rancho Alegre", e em 1950 na TV Tupi. No cinema, ingressou no ano de 1952 no filme "Sai da Frente", produzido pela "Companhia Cinematográfica Vera Cruz". Mazzaropi se apaixonou pelo cinema. Em 1958 vendeu sua casa e fundou a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi). A PAM Filmes passa a produzir seus filmes e a distribuí-los em todo o Brasil. seu primeiro foi o "Chofer de Praça".

Mazzaropi estrelou nada menos que 33 filmes, escreveu 23, produziu 21 e dirigiu 14 (segundo o imdb). Tudo isso entre 1950 e princípio dos anos 1980. É um dos mais conhecidos cineastas brasileiros. Apesar do fato de que suas produções nunca foram um sucesso de crítica, seus filmes eram sucesso de público e geralmente rendiam boa bilheteria.

Amácio Mazzaropi, faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 69 anos de idade vítima de câncer na medula óssea.

Até os dias de hoje Mazzaropi tem influenciado a forma com que se faz comédia no cinema e na TV brasileira.

Em sua homenagem foi criado (em 1994) um museu na cidade de Taubaté, São Paulo, no mesmo lugar onde ele tinha construído um estúdio para produzir seus filmes. No mês de abril, o museu promove a semana Mazzaropi, com diversas atividades para se estudar e discutir o cinema, teatro e a carreira do artista.

Comentários