Mônica estreia nas tirinhas de quadrinhos.

No dia 3 de março de 1963, a personagem Mônica - de Mauricio de Sousa - estreou em tirinhas de quadrinhos.

Mônica, a princípio, era uma personagem coadjuvante das historinhas do Cebolinha publicadas no Jornal Folha de São Paulo e sua primeira aparição ocorreu em 11 de fevereiro de 1963. Em 3 de março Mônica estrelou as tirinhas.

As histórias da Mônica logo fizeram sucesso e ela passou a ser a personagem principal da turma. As histórias se baseiam nas brincadeiras e conflitos de uma turminha do bairro, principalmente da "Rua do Limieiro" onde Mônica mora. Por ser "gorducha", "dentuça" e "baixinha", Mônica sofre com as brincadeiras de Cascão e principalmente de Cebolinha, que frequentemente rouba o coelho de pelúcia de Mônica -Sansão - para provar que ele é o rei da rua ("Lei da Lua", como ele diria).

Geralmente a história não acaba bem para Cebolinha, visto que além das características destacadas acima, Mônica é bem forte, e sempre recupera seu coelho.

Mônica foi a primeira a ganhar uma revista, isso em 1970. Cebolinha só ganhou uma revista em 1973.

Além de Mônica e Cebolinha, os outros personagens da turma são: Cascão, que odeia água e não toma banho, a comilona e romântica Magali (Mônica e Magali se inspiram nas filhas de Mauricio de Souza) Franjinha, Do Contra, o Cão Bidú, Jeremias, Tina, Chico Bento, Rosinha, Piteco, Penadinho, Astronauta, entre outros.

Alguns dos personagens são ainda mais antigos nas tirinhas de quadrinhos dos jornais do que Mônica ou Cebolinha, Bidú e Franjinha estrearam em 1959, por exemplo.

Em 2008 Mônica ganhou uma versão teen na - Turma da Mônica Jovem. Nesta versão ela namora Cebola, versão adolescente de Cebolinha e chega a se casar com ele em edição que se passa no futuro. Seu namorado, entretanto, que permaneceu pelo maior número de edições foi Do Contra.

Comentários