Lançamento da Série Doctor Who

No dia 23 de novembro de 1963 era exibido o primeiro episódio da série britânica de ficção científica, Doctor Who.

Doctor Who é um dos programas da BBC de mais sucesso no mundo, sendo transmitida em dezenas de países. Por ser uma série acompanhada por várias gerações diferentes, se converteu em parte da cultura britânica.

Doctor Who? Sim, Doutor Quem. Isso por que esse enigmático viajante no tempo não tem nome e é um alienígena que, apesar de ter forma humana, pertence ao grupo dos Senhores do Tempo. Nascido há mais de mil anos, ele tem a capacidade de se regenerar, por vontade própria ou não, sempre que está prestes a morrer. É o último sobrevivente entre os Senhores do Tempo, como eram conhecidos os habitantes do planeta Galifrey, que foi completamente destruído em uma guerra contra os Daleks.

Sua nave espacial - que também é uma máquina do tempo - se chama TARDIS, é o acrônimo em inglês de Tempo e Dimensão Relativa no Espaço. Por fora, ela é uma cabine azul de polícia, semelhante às que existiam na Grã-Bretanha nos anos 1960. Do lado de dentro, ela é uma nave espacial de bom tamanho.

A história diz que as naves dos viajantes no tempo assimilavam a forma de um objeto do lugar ao qual chegavam para não chamar a atenção. Mas a TARDIS do Doutor era defeituosa e ficou com a mesma forma ao aterrissar na Grã-Bretanha.

No total onze atores já interpretaram o Doctor ao longo dos 52 anos de série. Doctor Who tem o recorde no Guiness como a série de ficção cientifica mais longa da história.

20/11/1984

Comentários