Lançamento do Mangá Dragon Ball

No dia 20 de novembro de 1984 era lançado na revista japonesa Shonen Jump, o mangá Dragon Ball, escrito e ilustrado por Akira Toriyama.

Akira criou a história de um garotinho ágil, forte e inocente chamado Son Goku, que tem um rabo de macaco. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan, que o ensinou artes marciais. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. A história começa quando Goku conhece a garota Bulma, que o convence a ajuda-lá na busca pelas Esferas do Dragão. Essas, quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh.

Dragon Ball transforma-se completamente num mangá de ação no início da Saga dos Saiyajins, (volumes 17-20) e fica conhecido como Dragon Ball Z no anime.

O enredo de Dragon Ball Z é situado 5 anos após o final da série anterior, com Goku adulto e pai de seu filho Gohan. Ele conhece seu irmão mais velho, Raditz, que lhe informa que ambos são membros de uma raça extraterrestre, os Sayajins. Tal raça enviou Goku ainda criança para a Terra com o objetivo de conquistar o planeta, matando os seus habitantes. Mas, ele fere sua cabeça logo após a aterragem e esquece sua missão inicial. Goku se nega a ajudar Raditz a continuar a missão e começa a confrontar outros inimigos do espaço, como o príncipe dos Saiyajins, Vegeta.

Depois da derrota de Nappa e Vegeta e da conclusão da Saga Saiyajin, os sobreviventes dirigem-se para o Planeta Namek para tentar ressuscitar os amigos que foram mortos pelos Saiyajins. Assim começa a Saga Freeza (volumes 21-28), que é reconhecida, não só por quão poderosos os personagens se tornam, mas também pelo surgimento da transformação Super Saiyajin.

Na Saga Cell (volumes 28-35) surge os Androides, um misterioso Saiyajin chamado Trunks, que se revela filho de Bulma e Vegeta, e o enigmático Cell.
A Saga Majin Boo (volumes 36-42) é o último arco do mangá, onde aparecem mais dos elementos de fantasia que estavam presentes nos primeiros volumes do mangá.

Dragon Ball é uma das séries de anime e mangá mais populares de todos os tempos, desfrutando de uma enorme popularidade até os dias atuais. Em 2000, mais de 126 milhões de cópias dos seus volumes foram vendidas somente no Japão. Em 2012, chegou a ultrapassar os 156 milhões no Japão e os 230 milhões mundialmente, tornado-se um dos mangás mais vendidos de todos os tempos.

Eu já tive alguns mangás da saga Freeza e Cell, que na minha opinião são as melhores, e posso dizer que são tão bons (ou até mais) quanto ver o anime.

E você, já leu o mangá DB? Acha melhor o mangá ou o anime? Nos conte nos comentários.

20/11/1984

Comentários