Madonna lança seu álbum ícone - Like a Virgin.

No dia 12 de novembro de 1984, Madonna lançou seu disco mais significativo – Like a Virgin – que acabou se tornando um ícone musical dos anos 80.

Madonna, na ocasião do lançamento de Like a Virgin, vinha do lançamento de seu primeiro álbum, que se chamava “Madonna” e tinha sido lançado apenas 1 ano antes e ainda escalava nas paradas da Bilboard americana. Madonna, apesar de feliz com o resultado com seu primeiro álbum, não estava totalmente satisfeita com sua produção musical, já que enfrentou alguns problemas nesta fase das gravações, inclusive quando o produtor, Reggie Lucas, abandonou a produção na metade do projeto.

Like a Virgin então foi uma tentativa de Madonna de conseguir participar mais ativamente (ou completamente) da parte da produção de sua música. A Warner Bros, que era a gravadora, foi resistente em dar a ela a esta liberdade. Nesta época Madonna já expressou sua indignação contra o machismo existente na indústria da música americana com duas declarações em especial: "Eu aprendi a minha lição ao criar o meu álbum de estreia, e da forma como Lucas me deixou sozinha com o projeto, você não pode confiar nos homens" – “Warner Bros Records é uma hierarquia de homens velhos e é um ambiente machista para se estar trabalhando porque eu sou tratada como esta menina sexy. Tive que provar que estão errados...”


O Álbum acabou sendo produzido principalmente por Nile Rodgers, a convite de Madonna. Ele chamou a atenção dela quando produziu o álbum “Let´s Dance” de David Bowie em 1983. Toda a produção ocorreu em Nova Iorque, onde viviam Madonna e o produtor.

Like a Virgin trata basicamente de comportamento e relacionamentos. Foi recebido, no geral, de forma positiva pela crítica por permitir que Madonna mostrasse a versatilidade de sua voz em batidas de PoP e Dance PoP e New Wave. A própria Madonna afirmou que este havia sido um álbum difícil de gravar por suas particularidades musicais.

O álbum lançou cinco singles. O primeiro deles “Like a Virgin”, foi lançado dias antes do lançamento do álbum (6 de novembro), depois vieram “Material Girl”, “Angel”, “Into the Groove” e “Dress you Up”. Essas músicas ajudaram a marcar o tom dos anos 1980, se tornando referência. Logo após o lançamento do álbum, Madonna partiu em sua primeira turnê “The Virgin Tour”, pra alavancar as vendas no resto do mundo.

O CD vendeu muito no mundo todo e se tornou o primeiro álbum de uma artista feminina a ganhar o disco de platina quando atingiu cinco milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Mais tarde o álbum atingiria dez milhões de cópias vendidas.12/11/1984

Comentários