Lançamento do Miojo

No dia 25 de agosto de 1958, a empresa japonesa Nissin Food junto com o seu fundador Momofuku Ando anunciou um dos alimentos mais práticos da história: o macarrão instantâneo, conhecido no Brasil como miojo.

O primeiro macarrão instantâneo no Japão teve o nome de Chikin Ramen. Era só colocar o macarrão em uma tigela, adicionar água quente, tampar e esperar 3 minutos. As prateleiras das mercearias japonesas ficaram cheias com essa novidade. O seu preparo é rápido por causa do seu pré-cozimento durante a fabricação. A ideia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, onde os japoneses ficavam em longas filas para comprar alimentos. Momofuku observava essas filas e se sensibilizou com a situação do seu povo, nascendo assim a necessidade de se criar um produto barato e de fácil preparo. Por isso, logo em seu lançamento, o miojo teve tanto sucesso.

Em 1965, o miojo chegou ao Brasil e em uma parceria com a Ajinomoto foi lançado o Miojo Macamen (sabor galinha). Até então os brasileiros não tinham ideia do que era um macarrão instantâneo. Atualmente, há uma variedade de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharim, yakisoba, lámens e entre outros.

A frase de Momofuku Ando marcou o lançamento do macarrão: "A paz está garantida quando não se está com fome".

28/08/1958

Comentários