Lançamento do Internet Explorer

No dia 16 de agosto de 1995, era lançado a primeira versão do navegador de internet da Microsoft, um dos mais usados no mundo: o Internet Explorer, também conhecido como IE.

Foi desenvolvido pela Microsoft baseado no navegador Mosaic da empresa Spyglass que licenciou sua tecnologia, mas não o código-fonte. A Spyglass autorizou a Microsoft para utilizar sua tecnologia da qual se tornou a base para o desenvolvimento do projeto Internet Explorer.

Sua primeira versão foi a reformulação do Spyglass Mosaic, na época a equipe do Internet Explorer tinha apenas seis pessoas no início do desenvolvimento, em 1996 quando lançou a quarta versão a equipe já contava com mais de 100 pessoas. Dentro desses vinte anos, foram mais de dez versões do navegador sendo que desde o Windows 98 virou um aplicativo integrado dentro do sistema operacional da Microsoft.

A principio um de seus principais concorrentes foi o Netscape, hoje descontinuado. Hoje existem no mercado o Mozilla Firefox, o Chrome, o Opera e o Safari sendo os mais utilizados. Muitos amam o IE, alguns só usam e outros odeiam ele.

No dia 29 de julho de 2015, junto com o lançamento do Windows 10, a Microsoft descontinuou o IE que foi substituído pelo Microsoft Edge. Daqui um ano contamos a história dele.

Você gosta do Internet Explorer?

16/08/1995

Comentários