É lançado o G1 o 1º celular com Android

No dia 22 de outubro de 2008 era lançado o HTC Dream G1, primeiro celular a ter o Android instalado.

O desenvolvedor de softwares Andy Rubin, criou a empresa Android em Palo Alto, CA no ano de 2003. Essa empresa criava secretamente sistemas operacionais para celulares. No ano de 2005 a Android Inc. foi comprada pela Google, que gostaria de lançar seu próprio celular, mas ficou sem revelar isso por dois anos até que entrou em um acordo com diversos fabricantes de chips, operadoras de celular e fabricantes de aparelhos, para criarem um padrão de desenvolvimento aberto para celures.

O HTC Dream G1, possuia integração com boa parte dos serviços da Google, contava como aplicativo Mapas, Gmail , Busca, Google Calendar, Google Contacts e Youtube. O HTC Dream teve diversas critícas quanto ao tamanho do teclado, falta de uma tela de toque melhor, gestos pinch e multitoques. Mas era a infância do Android, que apresentou uma evolução rápida e grande adoção.

A história do Android é tipo uma novela a partir do seu lançamento, onde envolve traições e processos, muitos processos. A Apple tinha lançado o iPhone e o iOS 7 meses antes e os fundadores da Google eram fãs de Steve Jobs, a ponto de pedirem para ele ser o CEO da Google em 2001. Steve Jobs não aceitou e se tornou mentor de Larry Page e Sergey Brin. No mesmo ano, outro personagem importante para essa história é Eric Schmidt, foi contratado pela Google para fazer parte do conselho como presidente, em 26 de agosto de 2006 ele foi eleito para o conselho da Apple.

Isso provocou um certo stress entre as duas empresas, a Apple que tem processos super sigilosos, viu algumas de suas ideias e inovações indo para sistema Android. O stress causado, pela participação de Eric Schmidt dentro da Apple o levou a sair do cargo em 2009 por conflito de interesses. A Apple processou diversos fabricantes que utilizaram o sistema Android por infração de patentes. A principal processada foi a Samsung, que desenvolve componentes para iPhone e lançou Samsung Galaxy S usando Android, o que foi chamado de principal concorrente.

Apesar do processo mais famoso vir da Apple, a Microsoft também processou a HTC e a Samsung por infração de acordos e quebra de patentes. Isso fez com que a HTC e Samsung fossem condenadas a terem alguns celulares usando as versões do Windows e também a pagarem uma porcentagem sobre as vendas de Android para a Microsoft, que em determinado momento a receita com a venda de Android era maior com do que a de Windows Phone.

E você, prefere o seu celular rodando qual sistema? Deixe nos comentários a sua opinião

Comentários