George Foreman

No dia 10 de janeiro de 1949 nasceu George Edward Bill Foreman, empreendedor e ex-pugilista americano, duas vezes campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968.

George nasceu de uma família pobre em Marshall, Texas, Estados Unidos em 10 de janeiro de 1949. Era o quinto filho de sete crianças e, desde pequeno, seus pais notavam seu talento durante os jantares da família, pois Foreman frequentemente envolvia-se em brigas com seus irmãos.
Sua carreira de amador foi levada a sério na década de 1960, quando, em 1968, derrotando o pugilista soviético Ionas Chepulis, conquistou o título olímpico de boxe na categoria peso-pesado (+81 kg) na Cidade do México, México. Segundo Foreman, este foi o título mais importante de sua carreira, pois ele era jovem e estava representando seu país. Esta havia sido sua última vitória como amador, pois no final do ano, ele passaria a ser reconhecido como um boxeador profissional

O único boxeador a derrotar Foreman por nocaute foi Ali na lendária luta no Zaire.

Seus títulos mundiais que foram de 1973 e 1994, sendo o último aos 45 anos, nocauteando o pugilista de 26 anos Michael Moorer no 10.º round e estabelecendo assim o recorde, ainda em vigor, de campeão com maior idade dentre os pesos-pesados. De 81 lutas, venceu 76, sendo 68 por nocaute.

Junto de Muhammad Ali , Joe Frazier e Mike Tyson, é considerado um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos. Fez sua última luta aos 48 anos, perdendo por decisão muito controversa. Foreman foi nomeado o 25º melhor lutador dos últimos 80 anos pela revista The Ring e o 20.º melhor lutador de todos os tempos pelo canal de televisão ESPN.

Apelidado de "Big George", ele é agora um homem de negócios bem-sucedido e um ministro cristão ordenado que tem sua própria igreja.

Comentários