Fundação da ONU

No dia 24 de outubro de 1945 foi fundada a Organização das Nações Unidas (ONU) para substituir a Liga das Nações (dissolvida em abril de 1946), com o objetivo de deter guerra entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Existem atualmente 193 países membros.

A figura mais publicamente visível da ONU é o Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2007 por Ban Ki Mon, da Coréia do Sul.

Após o fracasso da Liga das Nações (1919-1946), da qual os Estados Unidos nunca se tornaram membro, a Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 para manter a paz internacional e promover a cooperação internacional na solução dos problemas econômicos, sociais e humanitários.

A ONU entrou oficialmente em existência em 24 de outubro de 1945 após a ratificação da Carta pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança ( França, China, Russia, Reino Unido e os Estados Unidos) e pela maioria dos outros 46 países signatários.

A estrutura da ONU baseia-se em cinco principais órgãos (eram seis - o Conselho de Administração Fiduciária suspendeu suas operações em 1994) a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança , o Conselho Econômico Social (ECOSOC), o Secretariado e o Tribunal internacional de Justiça.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.

A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.24/10/1945

Comentários