Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama

No dia 21 de agosto de 1898, nascia o Club de Regatas Vasco da Gama.

Depois de uma reunião com 63 homens, imigrantes portugueses e luso-descendentes, decidiram fundar o clube de remo, o nome foi em homenagem aos 400 anos da viagem do almirante Vasco da Game à Índia.

As cores escolhidas para o clube mostram um pouco de sua história: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. A cruz, principal símbolo do clube mostra o aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.

Porém só em 1916 o clube entrou para o futebol, esporte que trouxe suas maiores conquistas. Logo nas primeiras décadas o Vasco já mostrou seu potencial para ser um clube campeão, na década de 40 e 50 seus jogares eram a base da seleção Brasileira.

Suas maiores glórias ocorreram na década de 70 e 90. Os principais títulos do Vasco da Gama são: Copa Libertadores da América (1998), Copa Mercosul (2000), 4 Campeonatos Brasileiros ( 1974, 1989, 1997 e 2000), Copa do Brasil ( 2011) e 23 Campeonatos Cariocas.

Os principais jogadores que vestiram a camisa cruzmaltina foram: Barbosa, Carlos Germano, Fernando Prass, Bellini, Jorginho, Mauro Galvão, Odvan, Ricardo Rocha, Jair Pereira, Juninho Paulista, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon, Bebeto, Dener, Donizete Pantera, Euller, Evair, Leônidas da Silva, Luizão, Paulo Cesar Caju, Sorato, Tostão, Vavá, Viola, Edmundo, Romário e Roberto Dinamite, os últimos três sendo considerados os maiores ídolos do clube.

Nesse momento o clube carioca passa por umas das piores fases de sua história, depois de voltar para a elite do futebol em 2015, o time está na ultima posição do campeonato nacional, lutando para não ser rebaixado pela terceira vez. O seu presidente Eurico Miranda trabalha para tirar o time dessa situação.

21/08/1898

Comentários