Fundação da CBD

No dia 20 de agosto de 1914, era fundada a Confederação Brasileira de Desportos a já extinta CBD, desde 1979 seu nome foi mudado para Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficando assim até o atual momento.

A CBD era a entidade responsável pela organização de todo esporte no país, hoje cada modalidade tem sua própria confederação e atua em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro.

Assim a CBF se tornou a entidade máxima do futebol brasileiro, tem como responsabilidade organizar os campeonatos nacionais como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro e administrar a Seleção Brasileira de Futebol masculino e feminino. Possui sede no bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e um centro de treinamento em Teresópolis conhecido como a Granja Comary.

A CBF é uma associação privada, que tem como renda a produção e promoção dos eventos esportivos e todas as Federações estaduais estão a baixo dela. Hoje seu presidente é o Marco Polo Del Nero, mas já passaram por lá Ricardo Teixeira, Abi Chedid, João Havelange, Álvaro Zamith o primeiro presidente e José Maria Marin atual vice-presidente que encontra-se preso devido acusações de corrupção.

20/08/1914

Comentários