Fundação da Associação Portuguesa de Desportos

No dia 14 de agosto de 1920, era fundado o clube poliesportivo Associação Portuguesa de Desportos.

A Lusa como é conhecida, nasceu depois da fusão de cinco sociedades portuguesas já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense.

Começou a disputar campeonatos paulistas e brasileiros em parceria com a Associação Atlética Mackenzie College, após 3 anos se desvinculou-se e passou a disputar jogos sem o antigo parceiro. O clube paulista teve seus melhores momentos na década de 1950, onde também inaugurou seu estádio: o Canindé que já chegou a receber mais de 25 mil pessoas em um jogo de futebol.

A Portuguesa tem como suas maiores conquistas: o Campeonato Brasileiro Série B de 2011 recebendo o apelido de ‘Barcelusa’, fazendo menção ao grande time espanhol, o vice-campeonato Brasileiro de 1996, dois Torneio Rio-São Paulo (1952 e 1955) e três conquistas do Campeonato Paulista (1935,1936 e 1973).

Passaram alguns grandes jogadores pelo time paulista: Alexandre Gallo, Basílio, Zé Roberto, Leivinha, Leandro Amaral, Félix, Capitão, Cláudio Adão, Dener, Djalma Santos, Paulinho McLaren, Roberto Dinamite, Ricardo Oliveira e Rodrigo Fabri entre outros.

Hoje a Lusa está na Série A1 do Campeonato Paulista e Série C do Campeonato Brasileiro.

14/08/1920

Comentários