Francisco Ferdinando é assassinado em Sarajevo ocasionando a primeira guerra.

A morte de Francisco Ferdinando (que inspirou o nome da banda Franz Ferdinand), foi um dos principais fatores a dar início á primeira guerra mundial. Sua morte foi, além de significativa, muito curiosa devido a como os fatos se deram.

Francisco Ferdinando se tornou o primeiro na linha de sucessão do trono austro-húngaro depois que seu pai, Carlos Luís, renunciou ao cargo em favor do filho.

Contextualizando

Em 1908 o Império austro-húngaro, que tinha Francisco Ferdinando como príncipe herdeiro desde 1889, promoveu uma chamada "unificação" de dois países do antigo Império otomano a Bósnia e Herzegovina através de uma campanha militar.

Em 1914, Francisco Ferdinando decidiu visitar Sarajevo, na Bósnia, como uma demonstração de autoridade, mas nessa época na Bósnia havia um movimento de conspiradores contra a imposição austro-húngara chamada de "Mão Negra", da qual fazia parte Gavrilo Princip, o assassino de Francisco Ferdinando.

O atentado

No dia da visita de Francisco Ferdinando a Sarajevo, a "Mão Negra" enviou sete de seus conspiradores - Princip entre eles - à rua onde o carro do arquiduque e principe herdeiro iria passar. Os mesmos se perfilaram a certa distância um do outro ao longo da rua munidos de pistolas e granadas para atentar contra o Príncipe. O primeiro conspirador desistiu de lançar sua granada por ser desencorajado ao ver a segurança presente no local, mas o segundo lançou sua granada. Acontece que o carro em que Francisco Ferdinando estava se desviou da granada e a mesma apenas explodiu quando o segundo carro do comboio passou sobre ela. Feeindo os ocupantes do veículo.

Francisco e sua esposa, Sofia de Hohenberg, ao invéz de saírem da cidade, insistiram em visitar os feridos pela explosão, no hospital para onde haviam sido enviados. Na saída do hospital o motorista do carro de Francisco Ferdinando entrou numa rua errada, mas na exata rua para onde Gavrilo Princip havia fugido depois da explosão do veículo do comboio poucas horas antes. Enquanto o motorista manobrava o carro para retornar Gavrilo Princip se aproximou e disparou sua arma contra o casal, atingindo Francisco na jugular e Sofia no abdomen. Francisco morreu no local enquanto sua esposa morreu a caminho do hospital.

Gavrilo Princip foi preso e morreu quatro anos depois de tuberculose num campo pra refugiados na República Tcheca.

A morte de Francisco Ferdinando e sua esposa, ocasionaram o últimato de julho e consequentemente a primeira guerra mundial.

Comentários