Flamengo Tetra Campeão Brasileiro

No dia 19 de Julho de 1992 o Campeonato Brasileiro de Futebol terminava e o Flamengo se consagrava tetracampeão brasileiro, após enfrentar o Botafogo em dois jogos na grande final.

Ganhou o primeiro por 3x0 e empatou o segundo jogo por 2x2 e levantou o caneco daquele ano. O rubro-negro carioca contava em seu elenco com o grande ídolo Junior.

O Campeonato daquele ano tinha um método diferente do disputado atualmente, a primeira fase era formada por 20 clubes jogando todos contra todos, em turno único, classificando os 8 primeiros para a segunda fase. Já a segunda fase, os 8 clubes eram divididos em 2 grupos de 4, jogando em turno e returno dentro de cada grupo. Classificando para a final o vencedor de cada grupo. A grande final, os times se enfrentavam em dois jogos (ida e volta), tendo a vantagem do duplo empate a equipe com a melhor campanha em todo o campeonato.

A final foi vista por mais de 120 mil pessoas, porém durante o jogo uma grade da arquibancada do Maracanã cedeu, provocando a queda de centenas de pessoas para o anel inferior, e a morte de 3 torcedores. A partir daí o Maracanã foi reformado e nunca mais recebeu um público tão grande.

Bebeto atuando pelo Vasco da Gama, foi o artilheiro do campeonato com 18 gols.

19/07/1992

Comentários