Filme "Tubarão" é lançado nos cinemas americanos.

Em 20 de junho de 1975 é lançado nos cinemas americanos o filme "Tubarão". Apenas no dia 25 de dezembro do mesmo ano foi lançado no Brasil.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme é uma adaptação para o cinema do best-seller escrito por Peter Benchley e publicado em 1974. O poster do filme também é uma adaptação da ilustração da capa da primeira edição do livro em capa dura.

Ainda em 1974, os produtores de cinema Richard D. Zanuck e David Brown leram o livro antes de sua publicação e compraram seus direitos para filmagem. Escolheram então o talentoso, mas ainda em princípio de carreira, Spielberg, para dirigir o filme.

A história acompanha o chefe de polícia (que tem "medo de água") Martin Brody, interpretado por Roy Scheider (1932 - 2008), que se muda de Nova Iorque para a pequena cidade turística de Amity, que fica numa ilha. Quando parte do corpo de uma jovem é encontrado numa das praias da ilha, Brody inicia investigação que conclui que um ataque de tubarão seria a causa da morte da jovem.

Brody tenta então fechar as praias temendo que outro desastre possa ocorrer, mas enfrenta a resistência do prefeito Larry Vaughn, interpretado por Murray Hamilton (1923 - 1986), que argumenta que a cidade depende dos "summer dollars" e que se as praias forem fechadas não haverá turistas. O prefeito recebe apoio da classe de comerciantes locais que não querem espantar os turistas de verão com o fechamento das praias.

Brody tenta diversas outras medidas, até ofereceu uma recompensa pela captura do ameaçador tubarão assassino. Brody chama o apoio de Matt Hooper, interpretado por Richard Dreyfus, enviado pelo instituto oceanográfico.

Quando outras mortes ocorrem, Brody e Hooper não veem alternativa a não ser ir mar adentro eles próprios para caçar o tubarão. Eles partem na companhia do experiente, mal educado, mandão e orgulhoso Capitão Quint, interpretado por Robert Shaw (1927 - 1978). Mar adentro, os três descobrem que o desafio será maior do que imaginavam - "Vamos precisar de um barco maior" ("you're gonna need a bigger boat" no originnal) - se tornou uma frase clássica não somente no cinema, mas se expandiu para uma popular expressão para quando alguém se depara com alguma situação inesperadamente difícil. veja a cena aqui.

Apesar das dificuldades técnicas enfrentadas durante a produção, onde quase tudo que poderia sair errado, saiu, o filme apresentou um realismo impressionante e suspense não antes visto no cinema daquela forma. A trilha musical composta por John Willians ajudou a estabelecer o clima de suspense da trama.

Tubarão venceu 3 Oscars e um Globo de Ouro. Custou aproximadamente 8 milhões de dólares e arrecadou mais de 470,5 milhões. "Tubarão" é um clássico definitivo do cinema.

Comentários