Éder Jofre conquista o primeiro título mundial

No dia 18 de novembro de 1960, o pugilista brasileiro Éder Jofre ganhou o título mundial de boxe, na categoria Peso Galo e se tornou o primeiro brasileiro a ter destaque de âmbito internacional no esporte.

A grande luta ocorreu em Los Angeles, no Olympic Auditorium. Seu adversário naquela noite foi o mexicano Eloy Sanchez, ganhou o direito de disputar a luta do título, pois derrotou o campeão Joe Becerra que acabou se aposentando após a derrota.

O brasileiro chegou com um cartel muito bom: 34 vitórias e três empates, contra 25 triunfos e 12 derrotas do mexicano. Porém, o mexicano contava com grande maioria da torcida, quando Éder entrou no ginásio e todos gritavam: “Sanchez vai te derrubar. Ele vai te nocautear”.

Depois de um começo de luta equilibrado, no sexto round o brasileiro derrubou o mexicano com um cruzado de direita e venceu a luta por nocaute em pouco menos de 20 minutos.
Quando chegou ao Brasil, Jofre foi recebido por 20 mil pessoas já no aeroporto. Cerca de 100 mil pessoas acompanharam nas ruas junto com o carro do Corpo de Bombeiros.

Éder Jofre surpreendeu a todos com apenas 1,64 m de altura e pesando 53 kg. Ele inspirou outros brasileiros como Popó, Miguel de Oliveira e o Sertão. Para muitos ele é o maior pugilista da história do país.

Hoje, Éder está com 79 anos e ajuda lutadores com sua grande experiência no boxe.

18/11/1960

Comentários