Dia nacional da leitura infanto-juvenil

No dia 18 de Abril, no Brasil, desde 2002, se comemora o dia nacional do livro infantil.

A data foi escolhida em referência à data de nascimento de um dos mais conhecidos escritores brasileiros,Monteiro Lobato, nascido ainda no Brasil império, em 1882.

Monteiro Lobato foi tradutor, escritor de contos e livros para adultos (publicou apenas um romance para adultos - O Presidente Negro - 1926) e crítico de arte, mas ficou mesmo conhecido pela série de livros infantis do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", que se popularizou na década de 1930. Os personagens do Sítio de Monteiro Lobato como; Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, a boneca Emília, Visconde Sabugosa, Tia Nastácia, entre outros, já fazem parte da infância de várias gerações desde então.

O dia 18 de abril também é o dia nacional da Literatura Infanto-juvenil, instituído pela Lei 10.402/02.

Monteiro Lobato foi considerado um nacionalista pois sempre incluiu em suas obras elementos de natureza brasileira. Nos livros da série do "Sítio", Monteiro Lobato desenvolveu as histórias num ambiente de interior, talvez influenciado pela terra e pela época quando nasceu, onde as lendas do folclore brasileiro como a do Saci Pererê e a da Mula sem cabeça se faziam bem presentes.

Nesta data se incentiva os jovens aos hábitos da leitura.

Comentários