Criado o YouTube

No dia 14 de fevereiro de 2005 foi criado o YouTube - a rede social de compartilhamento de vídeos mais famosa do mundo e que, desde 2006, pertence ao Google.

O YouTube dispensa apresentações, é uma plataforma para onde podem ser carregados vídeos de qualquer espécie, sejam eles produzidos de forma amadora ou profissional e para qualquer fim; entretenimento, informação, publicidade e assim por diante.

Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim são os criadores da ferramenta, eles eram funcionários do PayPal, outra gigante da área de tecnologia (no segmento de pagamentos online). Após conseguirem um "Venture Capital" (que é uma espécie de financiamento privado para "start up´s" com grande potencial de crescimento) de 11.5 milhões de dólares, os desenvolvedores tiveram a liberdade para seguirem com o projeto de forma exclusiva. Uma versão beta foi liberada para os usuários em maio, ainda em 2005. O primeiro vídeo postado na plataforma é o "Me at the Zoo", que se trata do próprio Jawed Karim passeando no zoológico de San Diego, na Califórnia. Este vídeo ainda pode ser encontrado no YouTube.

O primeiro vídeo a atingir um milhão de visualizações foi um vídeo publicitário da Nike postado em novembro de 2005, que tinha Ronaldinho Gaúcho como estrela. Em 2006 o YouTube anunciou que 65 mil novos vídeos eram postados todos os dias com inacreditáveis 100 milhões de "page views" diários.

Em novembro de 2006 a Google comprou o YouTube por 1.65 bilhão de dólares. A Google tinha interesse nos interessantes números do site, para estender sua capacidade publicitária.

Por regras internas de utilização da plataforma definidas pela Google/ YouTube, apenas material com direitos autorais restritos e/ ou impróprio são proibidos. Para filtrar o carregamento deste tipo de conteúdo na plataforma, a Google criou ferramentas de tecnologia que reconhecem material com direitos restritos logo quando estes estão sendo inseridos em seu sistema e não permite que estes sejam publicados se o usuário não tiver permissão de uso. Os próprios usuários também são encorajados a denunciar vídeos com conteúdo duvidoso.

Atualmente 100 horas de vídeos são carregados no YouTube a cada minuto. Mais de 1 bilhão de usuários acessam o site todos os meses. O YouTube tem parcerias com outras empresas em mais de 30 países. Em 2011 o site teve mais de 1 trilhão de visualizações: aproximadamente 140 para cada pessoa na Terra.

Comentários