Caverna do Dragão é exibida pela primeira vez 17/09/1983

Você sabe o que aconteceu hoje, mas há 32 anos?

No dia 17 de setembro de 1983, foi exibido nos Estados Unidos o primeiro episódio da série Caverna do Dragão. Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons em inglês) foi uma das séries (animadas) mais populares dos anos 80. O desenho foi baseado no jogo de RPG que leva o mesmo nome Dungeons & Dragons, cujos direitos pertenciam a TSR.

O desenho contava a história de um grupo de jovens - Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby - que acidentalmente passam por um portal mágico quando fazem um passeio numa montanha russa e ficam presos num mundo de fantasia. Neste mundo (que não se sabe qual, pode ser um dos cenários do jogo) os seis jovem assumiram habilidades de personagens daquele reino; Hank - guarda, Eric - cavaleiro, Diana - Acrobata, Sheila - Ladra (invisível), Presto - Mago e Bobby -Bárbaro.

Para conseguirem voltar ao seu mundo, estes jovens seguem os conselhos enigmáticos do Mestre dos Magos e enfrentam o temível Vingador e seu informante Demônio das Sombras. Um inimigo ainda maior que o Vingador, é Tiamat, que é uma deusa-dragoa de cinco cabeças que guarda o cemitério dos dragões e as armas que mais tarde o Mestre dos Magos deu aos seis garotos. A série permaneceu no ar de 1983 a 1986 e foi exibido pela rede CBS nos Estados Unidos e pela Globo no Brasil. Durante suas aventuras neste novo mundo, os seis jovens encontram muitos personagens que viviam lá, como Warduke, Strongheart, Kelek o Mago e a Uni, uma filhote de unicórnio que se junta ao grupo. Apesar de existir um final escrito para o desenho, o seriado nunca foi concluído, os episódios finais não foram produzidos, dando início a uma série de hipóteses de como seria o final da série.

O cancelamento ocorreu supostamente devido a um problema de direitos autorais entre a TSR e a CBS. Mas o que se sabe é que a Marvel, que produzia os desenhos, estava com dificuldades de produzir novos episódios por que estava produzindo concomitantemente os desenhos como G.I. Joe, Transformers, Thundercats e Muppet Babies. Aliado a isso a baixa audiência da terceira temporada levou ao cancelamento da série, que enfrentava a concorrência de outros desenhos como os "Smurfs", que era muito popular na época

Comentários