A série Castelo Rá-Tim-Bum estréia na TV Cultura

No dia 9 de maio de 1994, estreava na TV Cultura, a série infantil "Castelo Rá-Tim-Bum".

O programa, que tinha caráter educativo, é um dos maiores sucessos da emissora, e também pode ser considerado um dos maiores sucessos da televisão no Brasil, já que marcou toda uma geração com seus personagens.

A série, idealizada pelo dramaturgo Flávio de Souza e do Diretor Cao Hamburger, apresentava os personagens Nino, Zequinha, Pedro e Biba, interpretados por Cássio Scapin, Freddy Allan, Luciano Amaral e Cinthya Rachel respectivamente.

Zequinha, Pedro e Biba sempre iam visitar Nino, que morava num castelo enorme no meio de uma grande cidade. No castelo com Nino moravam; o Dr. Victor, interpretado por Sérgio Mamberti, que é um inventor e feiticeiro talentoso. Dr. Victor possui idade não revelada na série, mas é o bastante pra ele ter conhecido personagens históricos importantes, como Leonardo Da Vinci, com quem Dr. Victor cita sua amizade. Dona Morgana, interpretada por Rosi Campos, também mora no castelo e é tia avó de Nino. Ela é uma bruxa de seis mil anos de idade que esteve presente em vários eventos históricos (ou mitológicos). Ela sempre conta as histórias dos eventos aos quais esteve presente.

No castelo ainda vivem outras criaturas, como a cobra (de espuma) "Celeste", interpretada pela voz de Álvaro Petersen Jr., que mora em um buraco no tronco de uma enorme árvore que fica bem no meio do castelo, pelas criaturas "Mau" e "Godofredo", que vive nos encanamentos do castelo e o Relógio, que de forma precisa, anuncia os eventos a ocorrerem no castelo.

Os visitantes do castelo são recebidos pelo porteiro, um objeto mecânico que pede senhas para que os visitantes possam entrar no castelo.

Entre os visitantes do castelo estavam personagens do folclore brasileiro como o Saci Pererê e a caipora, o entregador de pizzas Bongô e a repórter Penélope. Há também um visitante indesejado; o Dr. Abobrinha, interpretado por Pascoal da Conceição. Dr. Abobrinha sempre planeja tramoias para passar o terreno do castelo para o nome dele, onde ele deseja construir um prédio de cem andares depois de demolir o castelo.

Há ainda dezenas de outros personagens que sempre trazem histórias ou fatos da ciência, além de informações da cultura em geral.

Castelo Rá-Tim-Bum ficou no ar até o dia 24 de dezembro de 1997 e teve um total de 91 episódios.

Uma exposição com a temática da série está em cartaz no Memorial América Latina, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. A exposição fica em cartaz até dia 30 de junho de 2017 saiba mais aqui

Comentários