Basquete brasileiro é ouro no Pan-Americano

No dia 23 de agosto de 1987, aconteceu um do maiores feitos do esporte nacional: a seleção brasileira masculina de basquete venceu os Estados Unidos por 120 a 115 e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis.

Em um dos jogos mais emocionantes da história do basquete. A equipe dos EUA era formada por jogadores universitários e tinha como principal jogador David Robinson, até então estavam invictos na competição, ganhando jogos com facilidade e encantando a torcida.

No começo do jogo tudo indicava que daria a lógica, pois os americanos foram pro intervalo do jogo om uma vantagem de 14 pontos, liderando o placar por 68 a 54. No início do segundo tempo, a diferença havia aumentado para 24 pontos. Mas as coisas mudaram, Marcel e Oscar calibraram a mão nos arremessos de três pontos e foram responsáveis por 55 dos 66 pontos da equipe brasileira na segunda metade da partida. Os norte-americanos também contribuíram, pois passaram a cometer mais erros. Ao final da partida, Oscar tinha se consagrado como o cestinha do jogo, com 46 pontos marcados - acertou sete arremessos de três pontos das 15 vezes que tentou.

Ninguém acreditava no estava acontecendo, relembrando o feito o armador brasileiro Guerrinha disse: “Só para ter noção do tamanho daquela vitória, eles não tinham o hino nacional no ginásio, que estava no estádio de futebol, onde era mais esperada uma vitória do Brasil".

Além de Marcel, Oscar e Guerrinha, a medalha de ouro foi entregue a Gerson, Israel, Paulinho Villas Boas, Rolando, Cadum e Pipoka. O técnico da seleção brasileira era Ary Vidal. Até hoje essa vitória é relembrada e celebrada pelo basquete nacional.

23/08/1987

Comentários