"O fabuloso destino de Amélie Poulain" é lançado nos cinemas brasileiros

No dia 8 de fevereiro de 2002, estreou nos cinemas brasileiros o filme francês - O fabuloso destino de Amélie Poulain.

O filme, dirigido pir Jean-Pierre Jeunet, conta a história de Amélie Poulain, uma jovem e introvertida garçonete que desde pequena usa sua criatividade para interferir na vida daqueles ao seu redor, ajudando-os a encontrar "tesouros" esquecidos no tempo ou a encontrar o amor que a rotina da vida não deixa enxergar. Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tautou, enquanto isso lida com sua própria solidão e testa sua própria capacidade de amar.

O filme também mostra a relação de Amélie, que não fala quase nada no filme com seu pai, já que desde muito jovem ela é órfã de mãe. De uma forma muito divertida ela quer convencer seu pai a ir conhecer o mundo.

Também estão no elenco: Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Dominique Pinon, Yolande Moreau, Maurice Bénichou, Clotilde Mollet, Claire Maurier entre outros. André Dussolier narrou o filme.

A história do filme, escrita pelo próprio diretor e conjunto com Guillaume Laurant, tem elementos da memória de Jean-Pierre Jeunet, que ele adicionou a uma história ficcional para situar o espectador ao cotidiano parisiense. A princípio, a atriz Emily Watson (A menina que roubava livros) interpretaria Amélie, mas acabou abandonando o projeto no inicio da produção.

"O fabuloso destino de Amélie Poulain" foi indicado a cinco Oscars, incluindo as categorias de melhor filme estrangeiro e roteiro original. Venceu prêmios na Europa e mesmo com uma produção relativamente pequena, faturou 33 milhões de dólares nos Estados Unidos e é um dos filmes que ajudou a impulsionar o cinema em língua estrangeira na terra do cinema comodity.

Comentários